terça-feira, outubro 07, 2014

IMPRENSA NACIONAL INFORMA QUE MARINA VAI APOIAR AÉCIO



Baby Espíndola 

A imprensa nacional, jornais, sites, emissoras de televisão e de rádio, estão informando que a candidata do PSB, Marina Silva, declarou apoio a Aécio Neves do PSDB. O assunto também já está repercutindo na imprensa internacional.

A informação provocou uma intensa agitação nos meios políticos, principalmente porque Dilma Rousseff, do PT, tinha fé de que poderia contar com o apoio de Marina.


>>> Sônia Racy, do Estadão, escreveu:

>>> Marina Silva não tem mais dúvidas: vai apoiar Aécio. O que ainda está em jogo, pelo que se apurou, é se isto acontecerá com o PSB ou se será uma opção solo. O partido está dividido entre o que quer seu presidente,Roberto Amaral – apoiar Dilma –, e os pessebistas mais próximos da ex-ministra – que defendem o tucano.

A decisão deve sair antes do endosso formal de Renata Campos, mulher de Eduardo, ao tucano.
Tampouco está definido como tudo isso se dará. Marina não quer condicionar sua decisão a cargos – coisa da “velha política”. O caminho pode ser o de pedir concordância com pontos importantes do programa de governo do PSB.
Em 2010, a ex-senadora elaborou lista de dez itens e a enviou a Serra e Dilma, antes da disputa de segundo turno. O tucano não respondeu; já a petista assinou termo indicando aceitar o proposto. Mas não cumpriu. Marina tampouco a apoiou.


<<>>

Reinaldo Azevedo / Veja:

Marina já decidiu: vai apoiar Aécio”

>>> Na segunda-feira, Antônio Campos — irmão de Eduardo Campos, filiado ao PSB e primeiro membro da família do então presidenciável do partido a declarar apoio a Marina Silva depois da tragédia — anunciou no Facebook seu apoio à candidatura do tucano Aécio Neves à Presidência. Deixou claro que era uma posição pessoal — como fez, de resto, quando ungiu Marina à condição de sucessora do irmão na chapa.

Mas parece evidente que, dada a forma como os Campos têm se comportado depois da morte do líder político, atrás do apoio de Antônio, virão o de Renata, a viúva do ex-governador, e o dos filhos, que se transformaram em personagens políticos importantes em Pernambuco. Se alguém tiver alguma dúvida, basta ver a razia que o clã promoveu nas ambições petistas no Estado.

A adesão da família Campos certamente facilitará a decisão já tomada de Marina de apoiar Aécio. Ela vai, sim, apresentar, uma agenda mínima ao tucano, que contempla o fim da reeleição, um compromisso com a educação integral e a adoção de medidas em favor da sustentabilidade.

<<>>

Site do Instituto Millenium:

Marina vai apoiar Aécio e pedir aliança de programas


>>> Marina Silva (PSB), terceira colocada na disputa presidencial, decidiu apoiar Aécio Neves no 2.º turno da eleição presidencial. Quer, porém, que o tucano inclua em seu programa de governo causas defendidas por ela nas áreas educacionais e de meio ambiente. A ideia da ex-ministra é fazer o anúncio de um "acordo programático". Esse apoio seria costurado a partir de itens convergentes nos programas dos dois, como o fim da reeleição e a reforma tributária.

Conforme informou a colunista Sonia Racy no portal estadão.com.br, o que está em discussão, agora, é se a adesão de Marina ocorrerá com o PSB ou se será uma manifestação da Rede Sustentabilidade, grupo político da ex-ministra abrigado no partido que foi presidido por Eduardo Campos, morto em agosto.


<<>>

O que postou o site Terra:

Marina vai apoiar Aécio e pede incorporação de programa”



>>> De acordo com o jornal Folha de S.Paulo, a ex-senadora enumera pontos de seu programa de governo que pedirá que sejam assumidos na candidatura de Aécio.

Após ter ficado fora da disputa pela Presidência, Marina Silva (PSB) começou a negociar o formato do anúncio de seu apoio a Aécio Neves (PSDB) no segundo turno das eleições. A ex-senadora estuda a melhor maneira de apoiar o candidato tucano sem parecer incoerente com a posição de nova política que defendeu durante a campanha, segundo informações publicadas nesta terça-feira pelo jornal Folha de S.Paulo.
Além disso, Marina  enumera pontos de seu programa de governo que pedirá que sejam incorporados na candidatura de Aécio. De acordo com o jornal, entre os itens estão a reforma política, com o fim da reeleição, a educação em tempo integral e a sustentabilidade.
A ex-candidata se reuniu com os principais aliados no apartamento em que se hospeda em São Paulo ontem (segunda). Segundo a Folha, ela ouviu a opinião de todos e deixou claro que, caso não haja consenso entre o PSB e a Rede Sustentabilidade, seu grupo político, tomará uma decisão individual pró-Aécio. Uma das justificativas para a aliança com o tucano é o eventual apoio de Renata Campos, viúva de Eduardo Campos, a Aécio.
De acordo com a publicação, a Rede marcou reunião para a noite desta terça-feira para se comprometer com a aliança, mas deve liberar seus filiados para escolher entre Aécio e Dilma Rousseff (PT). O PSB se reunirá na quarta-feira para definir o futuro político do partido no segundo turno.
<<>>

Folha de S. Paulo


>>> O jornal também informou que “Marina define condições para anunciar apoio a Aécio no segundo turno”. O site do jornal revela, ainda, que o ex-presidente, Fernando Henrique Cardoso, deflagrou uma mobilização para garantir o apoio da candidata do PSB. 

Nenhum comentário: