sábado, abril 12, 2008

SISTEMA DE DRENAGEM DE FLORIANÓPOLIS ESTÁ COMPROMETIDO PELO LIXO


O lixo, produzido por pessoas inconseqüentes, se acumula no fundo da galeria do sistema de drenagem, próximo ao Mercado Público

Sempre que chove, o centro histórico de Florianópolis, da Tenente Silveira rumo ao Aterro da Baía Sul, Mercado Público, região da Alfândega, se transforma numa verdadeira banheira. Ruas como a Álvaro de Carvalho, Jerônimo Coelho, Deodoro, Trajano e até os corredores de trânsito da Praça XV de Novembro, viram cachoeiras, despejando as águas, procedentes das partes mais altas, no imenso “lago” que é a área baixa, quase ao nível do mar.

Como a previsão do tempo está apostando na ocorrência de chuvas para os próximos dias, decidi verificar, mesmo que superficialmente, o sistema de drenagem da área crítica. Num trabalho de mais de duas horas, na tarde de sábado, 12, vejamos o que encontrei:



A mesma situação de desrespeito à cidade se repete em vários pontos, na área crítica, sujeita a inundações. Solução? Educação e punição


Todas as bocas de lobo, todas, sem exceção, da Conselheiro Mafra, Trajano, Deodoro, Jerônimo Coelho, principalmente no entorno do Mercado Público e Alfândega, estão assoreadas, quase entupidas. Ratos e baratas, que vivem naqueles canos imundos, respiram com dificuldade

Em detalhes: em alguns pontos, próximos a restaurantes e lanchonetes, o excesso de gordura acumulado compromete profundamente o sistema de drenagem. Em todas as bocas de lobo investigadas e fotografadas, há também o acúmulo de lixo de todo tipo. Milhares e milhares de pontas de cigarro – o que nos faz deduzir que, a cada dia, mais são os fumantes pelas ruas de Florianópolis –, carteiras de cigarro descartadas, papéis diversos e até sacos plásticos e garrafas, formam um tipo de entulho comprometedor.

Não é necessário que você se transforme num especialista em drenagem de águas pluviais, em saneamento, ou um pesquisador das muitas inundações e alagamentos que têm atingido o centro da cidade, para prever o que vai ocorrer, quando da próxima tempestade.

Rotineiramente, alguns minutos depois da chuva, quando de relativa intensidade, toda a região central sofre com os alagamentos. Pelo deplorável estado em que se encontra o sistema de drenagem pluvial, na área compreendida entre a Praça XV de Novembro e o Mercado Público, o fenômeno da inundação vai repetir suas cenas desagradáveis.


O flagrante mostra que, em alguns locais, a sujeira escorre diretamente para a drenagem, sem nenhum obstáculo. O mar que se proteja!


A seqüência de alagamentos deverá atingir, também, as ruas Tiradentes, Nunes Machado, até o terminal que abriga as linhas das empresas Imperatriz, Jotur e Santa Terezinha. As vastas “banheiras” comprometem o trânsito, que já é caótico em dias ensolarados.

As pessoas com quem conversei nas ruas (cujas falas nem estou citando, porque a maioria é de um raciocínio para lá de simplório e, portanto, inútil), somente se ocupam em criticar a Prefeitura. Inclusive, um jovem vendedor ambulante, que acabara de jogar, ao chão, uma carteira de cigarro, cuidadosamente amassada, responsabilizou o prefeito Dário Berger e os políticos pelas inundações.

Não absolvo de culpa o prefeito da Capital e seus secretários e diretores, responsáveis pela urbanização e cuidados com o sistema de drenagem, mas coloco, no banco dos réus, todos aqueles que poluem o centro da cidade, com pontas de cigarros, papéis, plásticos e latas. Porcos! – que me perdoem os animais, pelo pejorativo – porcos de pouca fé!, não transformem o centro de Florianópolis naquilo que vocês fizeram com suas moradias: chiqueiros.



Próximo ao Mercado, até a garrafa pet, insiste em abrir passagem para a drenagem. Esse tipo de grade facilita o acesso do lixo ao sistema pluvial

Todo aquele que emporcalha a cidade, deveria ser punido, exemplarmente punido, pois a Comcap mantém, em pontos estratégicos, lixeiras para recorrer a sujeira. Um gari, que na tarde de sábado, 12, cuidava da limpeza da cidade, na região do Mercado Público, fez uma reclamação. Não dá conta de juntar aquilo que os malditos ignorantes jogam nas ruas.


Se as pessoas tivessem mais respeito com o meio ambiente, esse funcionário não precisaria trabalhar tanto para limpar as ruas da cidade

O que escapa do serviço de limpeza, vai direto para drenagem. E, como as grades das galerias pluviais são espaçosas demais e não retém a sujeira, restos de cigarros, papéis, plásticos, latas, sobras de lanches vão se acumular nos canos. Sufocado pelo lixo, o sistema não dá conta da função de canalizar as águas.

A culpa maior da Prefeitura, reside no fato de não limpar as bocas de lobo antes das tempestades. Isso evitaria as inundações. Pode, sim, executar essa tarefa com antecedência, bastando para isso um acompanhamento minucioso das previsões do serviço de meteorologia, que, hoje, com os avanços da ciência, é bastante confiável.

Texto e fotos:Baby Espíndola

Um comentário:

Anônimo disse...

MEU AMIGO BABY;MORO EM JAGUARIAÍVA PR ESTIVE EM FLORIPA A ALGUNS MESES PARTICIPANDO DE UM CURSO NA UNIVRSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CORDENADO PELO PROF.DR ARMANDO BORGES DE CASTILHO JR E O SR JAIR SARTORATO UM OTIMO TRABALHO QUE DEMOSTRA A PREOCUPAÇÃO DO ESTADO EM RELAÇÃO AO MEIO AMBIENTE,MAS DO QUE ADIANTA SE A POPULAÇÃO NÃO FISER SUA PARTE.FICO TRISTE VENDO ESSAS IMAGENS MESMO SABENDO QUE NÃO É SÓ NA SUA CIDADE QUE ACONTECE ISSO AQUI TAMBEM TEM DESSES BICHOS DO MATO,É PRECISO PUNIR MAS OS ESTABELECIMENTOS TEM QUE SENTIR NO BOLSO SE NÃO NÃO ADINTA.O POVO OU MELHOR OS TURISTAS SÃO MUITO EDUCADOS E QUEREM COM CERTEZA COOPERAR,MAS PORQUE NÓS MORADORES AGIMOS ASSIM,PORQUE TEMOS EM QUEM JOGAR A CULPA VC NÃO ACHA? QUE PENA DO MAR IMAGINEM SE AS PESSOAS SOUBESSEM QUE O MAR É BEM PERTINHO E ESSE LIXO VAI TUDO PARA ELE,MUDARA UM DIA QUANDO O POVO SE EDUCAR E SE COMPROMETER COM O BEM ESTAR DE TODOS PRECISAM VER OS PRAIAS LINDAS QUE TEM AI E SÃO IMPRÓPRIAS E A CULPA É DE QUEM?RSRSRS UM ABRAÇO MEU AMIGO TRABALHO EM UMA EMPRESA DE SANEAMENTO E SOU APAIXONADO PELA NATUREZA PRINCIPALMENTE O MAR,ELE MERECE MAIS RESPEITO NÃO JOGUEM LIXO NAS BOCAS DE LOBO PEIXE NÃO COME GARRAFA PÉTTI.