segunda-feira, dezembro 08, 2014

NO DIA DA JUSTIÇA, A DEUSA CEGA CHORA DE VERGONHA

 Embora todo o esforço da Polícia Federal e do Ministério Público, os corruptos visitam as cadeias e são liberados. Mais grave ainda: 92 por cento dos homicídios nem mesmo são investigados.


Hoje, 8 de dezembro, é Dia da Justiça. Assim, em virtude das comemorações, os tribunais fecharam as portas. Prazos processuais, iniciados ou completados nesse dia ficam automaticamente prorrogados para o dia 9 de dezembro.


Pode-se dizer que, no Dia da Justiça, a Justiça que se arrasta como tartaruga perneta, ficou ainda mais lenta. Decididamente, parou.


Dizem que o símbolo da Justiça – uma deusa lustitia (lo Latin), de influência do Direito Romano – tem os olhos vendados, justamente para não ver as injustiças que são cometidas no Brasil, o país da impunidade.


No quartel general da corrupção, criminosos importantes, políticos, administradores públicos e donos de empreiteiras fazem o carnaval da desonra, a festança da propina com dinheiro público. E nada acontece, embora todo o esforço da Polícia Federal e do Ministério Público. Como bem sabemos, os corruptos visitam as cadeias e são liberados. Para roubar mais, protegidos pelo IBI – Instituto Brasileiro da Impunidade.


No caso de homicídios, também não há o que comemorar. Ocorrem, em média, cerca de 60 mil assassinatos a cada ano. Um número vergonhoso. Nenhuma guerra mata assim. E, o mais grave, bem mais grave, é que 92 por cento dos crimes nem mesmo são investigados. Os criminosos não chegam aos tribunais.


Claro, temos que admitir, que alguns juízes e funcionários do Poder Judiciário como um todo merecem o seu dia, pela dedicação ao trabalho, à causa da Justiça. Mas, não há o que comemorar. No conjunto da obra, a instituição Justiça é uma farsa. Falha porque tarda.

Devemos ainda, reconhecer o incansável trabalho dos advogados (corretos), na ânsia de promover os princípios do amplo direito de defesa, o que se traduz como um fundamental alicerce da Justiça. 


Em verdade, com milhões de processos parados, a Justiça deveria trabalhar hoje. Com plantão durante todo o dia, o que deveria ser uma regra: expediente em dois turnos. E inclusive, deveria fazer plantão nos finais de semana, revezando juízes e funcionários, remunerando todos pelas horas extras trabalhadas, claro. Até que as montanhas de processos fossem eliminadas.


Para dar o bom exemplo, o Tribunal de Justiça do Paraná está funcionando, hoje, normalmente.

[08 12 14]

Nenhum comentário: