terça-feira, março 04, 2008

Editorial

O QUARTEL GENERAL DE FERNANDO ELIAS
Difícil prever o desfecho final do provável confronto, entre parte da imprensa e membros da Guarda Municipal, na Prefeitura de São José. Eu, particularmente, estava decidido a subir até a “cobertura”, onde está pomposamente instalado o gabinete do prefeito Fernando Elias. Não cometeria nenhum ato de agressão, nem de reação. Apenas pretendia chegar até o centro do poder público de São José, armado com caneta, papel, gravador e uma câmera digital. Mas, passaria pelo esquadrão do quartel general de Fernando Elias, passaria, sim, podem acreditar. Não há como entender, o motivo que levou Fernando Elias a restringir o acesso ao prédio público, que ficou isolado pela Guarda Municipal e Polícia Militar. Só os amigos do rei poderiam passar.

A imprensa simplesmente desejava subir até o gabinete de Fernando Elias, para registrar o trabalho dos vereadores Osni Meurer e João Rogério de Farias, citando o prefeito sobre seu afastamento. Não havia uma justificativa para impedir o acesso da imprensa. O que se observou no hall de entrada da Prefeitura de São José, na manhã de segunda-feira, 3, a partir das 9 horas, foi uma violência à liberdade de expressão.

Um notório abuso de poder. Até a recepcionista, gritava palavras de ordem por detrás de um balcão arredondado. Ela e membros da Guarda (particular de Elias) Municipal só argumentavam que receberam ordens para ninguém subir. Por conseqüência, até os vereadores, passaram um longo tempo, tentando convencer os guardas, para entrar no elevador.

A crise, de conseqüências imprevisíveis, somente foi resolvida, graças à sábia interferência da jornalista Rafaela Linhares, Chefe da Assessoria de Imprensa da Prefeitura, que, em poucos minutos, liberou o acesso à imprensa e aos vereadores, que são autoridades constituídas, formam o conjunto do Poder Legislativo.

Os senhores membros da Guarda Municipal estavam cumprindo ordens, estrategicamente postados, diante do elevador, e impedindo o acesso às escadas. Receberam ordens, que estavam cumprindo. Perfilados, firmes. Cumprindo o dever, por força de contrato. O erro, a grotesca falha, aconteceu a partir da estapafúrdia ordem, que tinha um único objetivo, impedir que os vereadores encontrassem Fernando Elias, que vinha fugindo do “comunicado de afastamento”, como aquele velhaco do inferno foge da cruz. Outra decisão, digna de escárnio, foi a restrição ao trabalho da imprensa. Por isso, montaram um clima de guerra na Prefeitura.

Há que se registrar que, com exceção de um empurrão a um cinegrafista, nada de grave, nada comparável ao coice de uma mula, os senhores da Guarda Municipal não cometeram exageros. Até que se comportaram bem, o que os faz merecedores de respeito – apesar das muitas multas que aplicam, isso é que, de fato, incomoda.

Porém, um aprendiz de segurança, diante da reação da imprensa, fez ironias, trocadilhos, ditou uma ameaça – “Vou te pegar! –, claro, em tom muito baixo, para a platéia não ouvir. E aí fica o questionamento: a que ponto chega um homem, na iminência de perder o poder, para postar, na entrada da prefeitura que administra, um rapazola, despreparado, dotado da arrogância das sarjetas.

Repentinamente revestido de poder, o pobre moço (ainda tem futuro, é novinho!) estava para reagir no hall de entrada da Prefeitura de São José, como reagiria numa contenda de bairro da periferia. Valente, irônico e supostamente ameaçador, mas sempre tentando fugir do foco da câmera digital. Mas, acabou sendo flagrado. Quase que escapou. Na foto, parece meio tombado, tocado pelo vento sul, mas ficou no registro fotográfico. Nem parece assim, tão ameaçador. Se cabe aqui, uma comparação, nos faz lembrar uma pulga no pelo de um elefante. Que não ameaça, apenas faz cócegas.

* * * * * * *

NA PREFEITURA, ACESSO PROIBIDO
A Guarda Municipal isolou o elevador e as escadas de acesso ao gabinete de Fernando Elias. O moço da esquerda, é o personagem do editorial. Na foto, ele parece meio tombado, tocado pelo vento sul, mas ficou no registro fotográfico.
Foto: Baby Espíndola

* * * * * * * * *
EFICIÊNCIA NA INFORMAÇÃO
Minutos depois da decisão judicial, na terça-feira, 4, o novo capítulo da novela Fernando Elias já estava no blog www.babyespindola.blogspot.com .Assim foi postada a informação: “O prefeito Fernando Elias (PSDB) acaba de ser beneficiado por uma liminar, da Justiça de São José, que suspende os efeitos do Decreto Legislativo 008/2008, que determinava o seu afastamento da Prefeitura (...)”. A Câmara vai recorrer à justiça. O blog existe exatamente para ser dinâmico e eficiente. Um jornal eletrônico que pode ser canal de informação a qualquer momento.

* * * * * * * * *

QUEM TEM UM CAPITÃO,
NEM PRECISA DE PREFEITO

Façam suas apostas, senhores e senhoras. Quem será o prefeito de São José, nos próximos dias? O atual, Fernando Elias (PSDB), foi notificado pela Câmara, através do Diário Oficial, para deixar o cargo. O vice, Valdemar Schmidt (PSB), já mandou confeccionar o terno da posse. Elias ganhou uma liminar, que lhe permite permanecer no cargo. A Câmara está recorrendo da decisão judicial, para derrubar a liminar. Pelas ruas da cidade, o povo anda dizendo: Quem tem um “Capitão”, nem precisa de prefeito.

* * * * * * * *

A TERRA TREMEU NO NINHO TUCANO
Do fundo do baú: Na noite de quinta-feira, 28, um dia antes da Sessão Extraordinária, que votou o afastamento do prefeito Fernando Elias, de São José, a grande cúpula do PSDB promoveu uma reunião regional, no diretório ou ninho tucano, do edifício Terra Firme. Um dos temas da reunião da Executiva Regional, fez a terra tremer, no ninho dos tucanos. O vice-governador, Leonel Pavan, na posição de presidente estadual do PSDB, o deputado Marcos Vieira, presidente regional, o deputado federal, Gervásio Silva, chefe da Executiva Municipal, todos imploraram para que Édio Vieira cancelasse a Sessão Extraordinária, para afastar o prefeito Fernando Elias. Pelo menos adiasse, ou que ponderasse em sua determinação de enviar Elias para o passivo administrativo.
* * *
CONTRA O JEITINHO BRASILEIRO
O vereador Édio Vieira não cedeu às pressões dos correligionários. Nenhum argumento, nem mesmo a velha cantilena, de que “é ano eleitoral, o partido vai sair perdendo”, foi capaz de sensibilizar o presidente da Câmara de São José. Nem mesmo o demorado telefonema do governador Luiz Henrique da Silveira (PMDB). Tanto é que, na sexta-feira, comandou a Sessão Extraordinária, visando “punir” Elias. Édio Vieira demoliu todas as pretensões daqueles que se mantém no poder, aplicando sempre a Lei de Gerson, pelos caminhos obscuros do jeitinho brasileiro.

* * * * * * * * *

TODOS CONTRA O PEDÁGIO
Autoridades e lideranças de Palhoça estão mobilizadas contra a instalação de uma praça de pedágio, na BR-101 Sul, próximo ao posto da PRF. Foi formada uma comissão, que promete lutar de todas as formas contra o pedágio.

* * * * * * * * * *

PRIM NÃO ESTÁ INELEGÍVEL
Apesar dos comentários que circulam pelos corredores, esquinas e que fazem ponto em botecos, bares e barbearias o vereador Alberto Prim ainda não pode ser considerado inelegível. Isso porque, embora o julgamento do Tribunal Superior Eleitoral, decidindo pela inelegibilidade por três anos, ainda não saiu o acórdão. Por essa peça fundamental, Prim está esperando para “fazer o agravo, junto ao relator do processo”, ministro José Delgado, do TSE. Só depois, recorrerá ao Supremo Tribunal Federal, desde que seja matéria constitucional. E tudo indica que é. Enquanto a matéria não transitar em julgado e houver a chance de recorrer, não se pode afirmar que o vereador está inelegível.

* * * * * * * * *

MOSQUITO OU GAMBÁ
Tem aquele ditado antigo... “Papagaio come milho, periquito leva a fama”. Pois é, algo quase assim está acontecendo em Palhoça. O agente de saúde, Zauri da Silva, o popular “Fuça”, bom zagueiro (chutava até pensamento), instalou armadilhas para capturar mosquitos da dengue, na região do bairro Pachecos, mas acabou pegando um gambá, bem fedorento, dizem. Línguas maldosas afirmam que o Fuca ficou na dúvida: afinal, o bicho da armadilha é um mosquito da dengue ou um gambá? Que maldade com o nosso Fuca!