sábado, janeiro 24, 2009

INSPIRAÇÕES DO PREFEITO RONÉRIO, NA TERRA DE BARACK OBAMA

Em viagem de dez dias aos Estados Unidos, talvez inspirado pelos bons fluídos do carismático Barack Obama, o prefeito de Palhoça, Ronério Heiderscheidt (PMDB), passou a produzir idéias geniais, na área do saneamento e, também, com o objetivo de atacar a poluição visual.

Através da Assessoria de Imprensa, mandou avisar que pretende deflagrar uma operação de despoluição visual, definindo onde, quando e como devem ser instalados outdoors, placas e painéis, na cidade. Uma boa medida,visto que o município, que mais cresce na Grande Florianópolis, precisa, urgentemente, de normas de disciplina em várias áreas. A poluição visual, com placas, cartazes, faixas, essas escritas de qualquer jeito, precisa ser atacada, com coragem.

Inclusive, recomendo que qualquer produto de comunicação visual, antes de ser instalado, que seja inspecionado por técnicos capacitados do poder público. Para evitar os insanos ataques cometidos contra a língua portuguesa. Qualquer criatura tosca, da escola cultural Lulalá-da-Silva, armada com spray, pincel ou até carvão, produz peças de comunicação visual, sem nenhuma regra. Verdadeiras aberrações, atentados à cultura e ao bom senso.

Para colocar em prática as novas regras de despoluição visual, o prefeito Ronério vai enviar, à Câmara, em fevereiro, “um projeto de lei, para regulamentar a colocação de outdoors, placas e painéis na cidade”. É claro que os vereadores deverão aprovar, sem dificuldades, essa boa iniciativa do Executivo.

Ainda na terra, agora de Barack Obama, o prefeito Ronério busca inspiração para dar um tratamento mais adequado aos resíduos sólidos, produzidos em Palhoça, que hoje são transportados para Biguaçu. “Um destino ecologicamente correto para o lixo doméstico e industrial do município”, para ser mais exato. Vai seguir orientação dos técnicos norte-americanos, para os quais, o lixo urbano não é considerado como um problema, mas, sim, riqueza.

Sem dúvida, as inspirações em terras americanas estão influenciando o prefeito de Palhoça. Paralelamente aos anúncios de moralidade pública, feitos pelo primeiro presidente negro norte-americano, que inclusive congelou os salários dos principais assessores, o alemão Ronério (um “branquelo”, diriam alguns negros), também anuncia, via telefone e e-mail, aquilo que chama de “enxugamento da máquina”.

Segundo informações do prefeito, do orçamento 2009, da ordem de 200 milhões de reais, haverá uma reserva de onze por cento, para investimentos.

Nós, os mortais, que não temos o privilégio de passar dez dias na terra de Obama, estamos torcendo para que, diante da Estátua da Liberdade, Ronério Heiderscheidt encontre, também, inspiração para resolver outro problema gravíssimo.

E-mail que recebi, da Associação dos Caranguejos Atingidos pela Poluição, denuncia, com veemência, a falta de atenção para a questão esgoto. Dia e noite, mais de 130 mil palhocenses urinam e defecam em redes improvisadas de esgoto, inclusive a pluvial, produzindo um caldo escuro e fedorento que, através de canais, valas e rios, escorre para a Baía Sul. Menos de um por cento do esgoto de Palhoça recebe tratamento.

A poderosa Águas de Palhoça, a marca de fantasia, testa de ferro jurídica de outra empresa, que deveria investir no tratamento de esgoto, em Palhoça, não esta cumprido suas metas, conforme o prometido. A Prefeitura não renovou contrato com a Casan, alegando que a estatal não investia em obras de saneamento. Mas a Águas de Palhoça também não vem investindo.

Que o prefeito Ronério se inspire sob a Estátua da Liberdade, e, ao retornar a Palhoça, possa, finalmente, detectar que aquele caldo escuro, que escorre para o mar, não é água. É qualquer outro produto de composição química muito suspeita. Mas, água não é mais.

Nenhum comentário: