quinta-feira, janeiro 01, 2009

MOBILIZAÇÃO DO DEM DESARTICOU OS PLANOS DO G-6, EM PALHOÇA

A proposta do G-6, para a composição da Mesa Diretora da Câmara, se descortinava como um cenário nada promissor, para as pretensões do prefeito Ronério, reeleito com mais de 73 por cento dos votos válidos.

Fato é que, se a sementinha lançada à terra fértil da dissidência germinasse, o G-6 poderia crescer como uma árvore robusta, capaz de provocar alguma sombra nos sóis da Nova Palhoça. Na verdade, a posse do prefeito reeleito, do vice estreante (Valmir Walmor Schwindem, DEM), e dos onze vereadores, significa muito mais do que o ato formal deixa transparecer. Muito mais está em jogo. É a sedução do poder.

Alguns dos membros do G-6 insistem em afirmar que não se trata de um grupo de oposição ao prefeito Ronério. Porém, tudo indica que, no segundo mandato, o prefeito Ronério, que não enfrentou oposição até agora, poderia, sim, tropeçar em algumas dificuldades, no relacionamento com o Legislativo. Isso, se vingar o projeto do G-6, o que parece impossível. Diziam os “amotinados”, que o G-6 deveria “ agir com autonomia em relação ao Executivo”.

Mesmo não sendo um grupo de oposição, pois seus membros ajudaram a eleger Ronério, com certeza, mudaria o modelo de relacionamento entre o Legislativo e o Executivo.

Há que se admitir que eleição para a presidência do Poder Legislativo, em qualquer estágio, é sempre um ponto de interrogação. O mais sensato, mesmo, é esperar a contagem dos votos, em primeiro de janeiro.

Nenhum comentário: