quinta-feira, janeiro 01, 2009

NAZARENO MARTINS É O CANDIDATO DE CONSENSO PARA O LEGISLATIVO DE PALHOÇA

Durante quase um mês, o G-6, um grupo dissidente, mas não de oposição, reinou absoluto. Seus membros, quatro novatos e dois veteranos, queriam “mais autonomia”, em relação ao Executivo, e pretendiam eleger o presidente da Câmara de Palhoça. Porém, quando tudo parecia decidido, ocorreu aquilo que já era previsto. Uma reação do grupo ligado ao prefeito Ronério Heiderscheidt (PMDB).

De fato, seria difícil não acreditar numa reação. Afinal, os onze vereadores, eleitos e reeleitos, são filiados aos partidos da base de sustentação, ou seja, formam o grupo que elevou Ronério ao status de primeiro prefeito reeleito de Palhoça.

A mobilização que, ao que tudo indica, sepultou as ousadas pretensões do G-6, tornou-se realidade, na sexta-feira, 26 de dezembro. Ao final de um demorado encontro, o Diretório do Democratas fechou questão em torno do nome do vereador Nazareno Martins (DEM), como candidato de consenso, na sucessão de Nirdo Artur Luz (Pitanta, DEM).

O vice-presidente do Diretório Municipal do DEM, o advogado Camilo Pagani Martins, revelou que, antes da reunião decisiva, “fizemos várias consultas aos demais partidos”. Em princípio – revelou – o candidato do grupo seria o vereador Isnardo Brant (PMDB), aparentemente, o preferido do prefeito Ronério e seus principais aliados. Mas, “por diversos fatores”, conforme explicou Camilo Martins, “diante da necessidade de unir o grupo, em torno de um candidato de consenso”, surgiu o nome do veterano Nazareno Martins.


Nazareno Martins, candidato de consenso

Foto: Heverton Alessando / Primeira Folha



Camilo Martins revelou, ainda, que é determinação do Diretório, que os três vereadores do DEM votem no “nome de consenso escolhido”, em primeiro de janeiro. Essa recomendação inclui o vereador Pitanta, até então considerado um rebelde, que formaria trincheira com o G-6.

Procurado pela reportagem, no final da tarde de terça-feira, 30, Pitanta confirmou seu apoio à candidatura Nazareno Martins. E justificou: “Não posso votar diferente. Afinal, o DEM fechou questão, para apoiar o Nazareno, que inclusive tem o apoio do PMDB. Minha posição é de apoio à decisão do Diretório do DEM. Nazareno Martins é um bom nome”, afirmou Pitanta.

A decisão do DEM, de lançar candidato, significou um balde de água fria nos planos do Grupo dos 6. Sem o voto do vereador Pitanta, Otávio Martins Filho (Tavinho, PMDB) e os quatro novatos – André Machado (PSDB); Nilson João Espíndola (PR); Arcendino José Cerino (Zunga – PR); e Leonel José Pereira (PDT) – não têm maioria para eleger o presidente. Que seria Tavinho.

Inicialmente, segundo informou Camilo Martins, Tavinho foi convidado a fazer parte da Mesa Diretora, mas, como tentou resistir na tarefa de recuperação do G-6, acabou ficando de fora da composição. “O Tavinho é um amigo, um parceiro”, disse Camilo, que acredita que “ele (Tavinho) vai apoiar o nosso grupo”. Para que Tavinho tome assento à Mesa Diretora, alguém (Pitanta, Brant ou Keka) terá que desistir do posto. Tudo é possível.

Ainda segundo informações do vice-presidente do DEM, a chapa de consenso, encabeçada pelo vereador Nazareno, conta com “o apoio do prefeito Ronério”.

Se o acordo for mantido até a noite de primeiro de janeiro, a Mesa Diretora da Câmara de Palhoça, para o biênio 2009 / 2010, ficará assim composta: Nazareno Martins (DEM), presidente; Nirdo Artur Luz (Pitanta, DEM), vice-presidente; Isnardo Brant (PMDB), primeiro secretário; Adelino Machado (Keka, PMDB), segundo secretário.

Nenhum comentário: