segunda-feira, setembro 05, 2011

VENDAVAL AFUNDA TRÊS BARCOS DE PESCA NO BALNEÁRIO PINHEIRA

Ventos do quadrante Norte, com rajadas de até 90 quilômetros por hora, atingiram duramente o Balneário da Pinheira, tradicional colônia de pescadores, no Sul de Palhoça, na noite de domingo e madrugada de segunda-feira. Três barcos de pesca afundaram, provocando prejuízos de mais de 400 mil reais. As operações de resgate das embarcações foram encerradas, no final da tarde de segunda-feira, e deveriam ser retomadas às primeiras horas da manhã do dia seguinte, isso se as condições climáticas permitissem.

Já no final da tarde de domingo, o vento, que se manifestava com fortes rajadas, dava indícios de que seria uma noite de muita expectativa e preocupação. Com a escuridão, a situação se agravou, quando os ventos atingiram 80 a 90 quilômetros por hora. As ondas alcançaram níveis jamais vistos, segundo os pescadores, o que provocou dois naufrágios – do “Bote do Borracha” e da lancha do “Nilton da Santa” – isso num espaço de poucas horas.

Na madrugada de segunda-feira, pouco depois das 4 horas, o vento, cada vez mais violento, afundou o barco “Cristiano e Cristiane”, avaliado em cerca de 170 mil reais. A embarcação, super-equipada para a pesca, pertence a Manoel Rodrigues, mais conhecido como “Manoel da Gelomel”, popular sorveteria do Centrinho da Pinheira. (O barco tem os nomes dos filhos de Manoel).

O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil de Palhoça tentaram resgatar as embarcações, que afundaram na baía da Pinheira, exatamente onde estavam ancoradas, mas o mar agitado dificultou a operação. Os coordenadores da operação de resgate às embarcações, que afundaram com todos os equipamentos de pesca, pretendiam retomar as buscas, na manhã de terça-feira, 06.

Fotos: Baby Espíndola / Arquivo


Vendaval da noite de domingo e madrugada de segunda, abalou a tranqüilidade do tradicional balneário e afundou três barcos








Nenhum comentário: