quarta-feira, abril 29, 2009

Editorial - MAIS MENTIRAS QUE VERDADES SOBRE O PAC

Os mais desatentos, desacostumados com a leitura de jornais e revistas, ou sem acesso à internet, devem estar achando que o Governo Federal está investindo tudo o que promete, no PAC – Plano de Aceleração do Crescimento. Porém, pensar assim, é um engano.

Sobre o PAC, precisamos ficar atentos aos números. Embora tenha empenhado 90% da dotação autorizada, o governo federal pagou, menos de 60% do valor previsto para o PAC, em 2008. Vale lembrar que devemos entender como “empenho”, aquilo que se torna compromissado no orçamento, para posterior pagamento.

Vamos aos números. Dos 18 bilhões, 800 milhões de reais, do contexto do programa, no ano passado, foram desembolsados apenas 11 bilhões, 300 milhões de reais. Com um detalhe: desse total, 07 bilhões, 500 milhões (o que corresponde a 67%) são relativos aos “restos a pagar”. Ou seja, dívidas de anos anteriores, pagas em exercícios seguintes. Especialistas em finanças públicas fazem um alerta: o excesso de restos a pagar pode comprometer a execução de novos projetos do PAC.

Os dados de 2007, são ainda mais constrangedores. O governo federal gastou, naquele ano, míseros 30,7% (o que corresponde a menos de um terço) dos recursos previstos para o PAC. Dos 16 bilhões, 600 milhões de reais, que seriam investidos em 2007, apenas 05 bilhões, 100 milhões de reais foram efetivamente desembolsados pelo governo.

É muito pouco. Diante do monumental discurso, das promessas em palanques, onde o presidente Lula da Silva, fantasiado de “pobri”, alardeia liberações milionárias de dinheiro público, isso é uma insignificância. Na verdade, os números das aplicações estão muito distantes das promessas. Do ponto de vista da ética e da moralidade pública, trata-se de propaganda enganosa. Algo a ser tratado pelo Procon.

Todos os números acima citados, são da época das vacas gordas. Agora, que as tetas estão secando, quando o governo fala em cortes do Orçamento, a situação pode se agravar.

Mas, não se preocupem, a temporada de fantasias e mentiras está apenas começando. Outros discursos acontecerão. Novas promessas, baseadas em números vistosos, de verbas já anunciadas várias vezes. Que se multiplicam pela fala catarrosa e não pela aplicação efetiva dos recursos.

Em verdade – verdade inegável! – o populesco presidente da República, excelente marketeiro e relações públicas do Governo Federal, fala demais e age muito pouco.
< > < > < >
A melhor seleção musical.
Informação com opinião.
RÁDIO CAMBIRELA
Virtual, mas real.
< > < > < >

Nenhum comentário: