segunda-feira, novembro 24, 2014

POLÍTICOS TÊM PRAZO ATÉ TERÇA-FEIRA, 25, PARA LIMPAR A CIDADE

>>> Os candidatos, partidos políticos e coligações, que disputaram o segundo turno das eleições, em outubro de 2014, têm até o dia 25 de novembro, a próxima terça-feira (amanhã, portanto), para retirar, das ruas, todas as propagandas eleitorais.


Fotos: Baby Espíndola Repórter

Isso quer dizer que o prazo para eliminar, das ruas, a publicidade partidária do primeiro turno já expirou faz tempo. Na verdade, os restos do primeiro turno estão com prazo de validade vencido desde 4 de novembro.

A data limite consta das normas do Tribunal Superior Eleitoral, para o calendário das eleições de 2014. Consta que os meios de publicidade de candidatos afixados em muros ou fachadas de imóveis privados deverão ser removidos, sob pena de apreensão e multa de R$ 125 por peça. Será considerada irregular toda propaganda eleitoral de partidos, candidatos e coligações, a partir de 25 de novembro.

Em Palhoça, a faxina começou há alguns dias, uma tarefa de certo modo eficiente, porque a cidade estava infestada de placas, cartazes e restos de faixas, ainda do primeiro turno das eleições. Durante um certo tempo, a cidade virou uma lixeira política.


Nos últimos dias, porém, grande parte do resíduo solido da campanha eleitoral foi retirado o que, segundo entendidos em publicidade visual, deve ter acumulado algumas toneladas de material.

Mas, algumas placas ainda resistem às intempéries do tempo (ação do sol, chuva, sereno e ventos) e desafiam a legislação eleitoral. Cabe ao TRE (Tribunal Superior Eleitoral) de Santa Catarina, fazer com que candidatos e partidos cumpram as regras.

Hoje, pouco antes da postagem do texto, percorremos o centro de Palhoça e alguns bairros. As placas remanescentes das eleições de outubro, foram encontradas, principalmente, no bairro Passa Vinte e na paralela Norte / Sul da BR-101, próximo ao Bairro Pacheco.

O material encontrado é quase todo do primeiro turno. Isso porque Raimundo Colombo, da coligação encabeçada pelo PSD, se reelegeu no primeiro turno. E os partidários de Dilma Rousseff (PT) e de Aecio Neves (PSDB), poucos espaços utilizaram, para fixação de cartazes e placas. A divulgação das campanhas aconteceu através de santinhos e panfletos. Os únicos exemplares, relativos ao segundo turno, retratam Dilma Rousseff e aliados.

Todos deveriam empreender um esforço concentrado para manter a cidade limpa, sem a poluição que o excesso de placas e cartazes produz.
[24 11 14]











Nenhum comentário: