sexta-feira, setembro 18, 2009

VEREADOR LEONEL ALERTA: RIO CUBATÃO AMEAÇA RUAS NA GUARDA

O vereador Leonel Pereira (PDT) demonstrou, da tribuna da Câmara, sua preocupação com a erosão que o Rio Cubatão está provocando, principalmente, na Avenida Santo Anjo da Guarda.

Leonel do Proerd, como é conhecido, deixou claro que o processo de erosão vem ocorrendo há muito tempo e lamenta, porque, até agora, a Prefeitura, através da Secretaria de Obras, ainda não adotou nenhuma medida, para, pelo menos, minimizar o problema. A Secretaria de Agricultura também pode apoiar um projeto de recuperação das áreas atingidas, pois os agricultores também poderão ficar prejudicados.

Além da Avenida Santo Anjo da Guarda, também a rua que dá acesso ao Morro dos Quadros, está sendo destruída pelo rio, a cada enchente.



Quando ocorrem tempestades, a violência das águas ameaça destruir a Avenida Santo Anjo da Guarda



A Avenida Santo Anjo da Guarda é a principal ligação do bairro Guarda do Cubatão, com a BR-101 e o Centro de Palhoça

Veículos pesados, inclusive ônibus, também trafegam pela principal avenida do bairro








A avenida, que é considerada “a rua geral do bairro Guarda do Cubatão”, calçada com paralelepípedos, já perdeu uma parte da pista. A outra rua, de chão batido, foi duramente castigada pela turbulência das águas, que descem de Santo Amaro da Imperatriz e municípios vizinhos.




Na estrada de acesso ao Morro dos Quadros, o Rio Cubatão parece ainda mais ameaçador

No detalhe (foto à direita), estão bem nítidas as marcas da erosão



Fotos: Daniel Zimmermann










Na curva próxima à Santa Cruz, metade do leito da rua já desapareceu, calcula o vereador. “Mais algumas enxurradas, mais alguns temporais, e provavelmente perderemos o que resta da Avenida Santo Anjo e da rua de acesso ao Morro dos Quadros”.

Nenhum comentário: