quinta-feira, janeiro 31, 2008

Florianópolis, vista do Morro da Cruz, um cartão postal para o mundo

O verde exuberante da montanha contrasta com o concreto.
Abaixo, a Capital de Santa catarina, com as baías Sul e Norte









A cidade de Florianópolis, com suas baías deslumbrantes, vista do alto do Morro da Cruz, a mais de 450 metros do nível do mar, é algo de espetacular. O Morro da Cruz, com o seu mirante, é ponto obrigatório aos turistas.

Este é um artigo destacado. Clique aqui para mais informações.

Florianópolis é a capital do Estado de Santa Catarina e uma das três ilhas-capitais do Brasil. Originalmente denominada Nossa Senhora do Desterro, em alusão à sua padroeira, ou simplesmente Desterro, seu nome foi alterado ao fim da Revolução Federalista, em 1894, em homenagem ao então presidente da República Floriano Peixoto. Deste nome deriva o apelido Floripa, pelo qual a cidade é amplamente conhecida.

Destaca-se por ser a capital brasileira com o melhor índice de desenvolvimento humano (IDH), da ordem de 0,875, segundo relatório divulgado pela ONU em 2000. Esse índice também a torna a quarta cidade brasileira com a melhor qualidade de vida, atrás apenas de São Caetano do Sul e Águas de São Pedro, no estado de São Paulo e Niterói (RJ) [1].

Localiza-se no centro-leste do estado de Santa Catarina e é banhada pelo Oceano Atlântico. Grande parte de Florianópolis (97,23%) está situada na Ilha de Santa Catarina, onde, somadas às continentais, existem cerca de 100 praias.

A imagem "cartão-postal" que a identifica é a famosa Ponte Hercílio Luz (inaugurada em 1926), primeira ligação rodoviária entre a ilha e o continente

Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Uma cidade que encanta aos turistas. Quem visita, não quer mais voltar

Segundo dados do último levantamento do IBGE, o município de Florianópolis, com área de 436,5 Km2, está localizado entre os paralelos de 27º50' de latitude sul e entre os meridianos de 48º25' de longitude oeste. Possui, em seu cenário natural, praias, promontórios, costões, restingas, manguezais e dunas. Sua morfologia é descontínua, formada por cristais montanhosos que chegam a 532 metros de altitude no morro do Ribeirão da Ilha.

Unindo as duas porções do município temos três pontes: a mais antiga, a Hercílio Luz, verdadeiro cartão postal de todos os catarinenses, a segunda a ser erguida, a Ponte Governador Colombo Salles e, a mais recente, a Ponte Governador Pedro Ivo. O canal sob as pontes é estreito, tem 500 metros de largura e com uma profundidade que já atingiu 28 metros, formando as baías sul e norte.

Limites Geográficos

Os limites geográficos do município estão assim configurados: dividido por duas porções de terras, uma refere-se à Ilha de Santa Catarina, que possui uma área de 424,4 Km2 de forma alongada no sentido norte-sul - 54/18 Km (a leste é banhada pelo oceano Atlântico, a norte pela baía norte e a sul pela baía sul); e a outra porção, localizada na área continental, com área de 12,1 Km2, conhecida como continente, e limita-se a oeste com o município de São José.

Antiga denominação do Morro da Cruz

Pau da Bandeira - assim era chamado o Morro da Cruz, na época em que Florianópolis ainda era Nossa Senhora do Desterro. A justificativa para o nome é que, há muitos anos, foi colocado um posto semáforo em seu ponto mais culminante, para avisar, através de códigos, a chegada das embarcações ainda em alto mar.

Naquele tempo, a Capital ainda era uma pequena cidade, cujo acesso entre os bairros do Centro e da Trindade era uma aventura. Por isso, muitos cortavam caminho por uma parte do morro, que compõe o maciço do Morro da Caixa.

Apesar das dificuldades de acesso à época, o morro já era visitado, com freqüência, tanto por moradores da Capital, como por excursionistas. O caminho pela estrada do Pau da Bandeira era a passagem mais curta entre a capital e a freguesia do bairro da Trindade. Hoje, o acesso é pela Rua do Antão (via Beira-Mar Norte), cujas curvas sinuosas permitem uma vista panorâmica da cidade.

O Morro da Cruz é um ótimo ponto de referência para as pessoas que visitam a Ilha. Embora não seja o ponto mais alto da Ilha de Santa Catarina, com 450 metros, é o de mais fácil acesso e o que proporciona o visual mais completo devido à sua localização. De lá pode-se ter uma visão geral das duas Baías, das pontes Hercílio Luz, Colombo Salles e Pedro Ivo Campos. Além disso, do patamar junto à cruz, avista-se grande parte da Ilha, o bairro da Trindade, as pistas do aeroporto e parte da costa leste de Florianópolis, banhada pelo Oceano Atlântico. Também é no Morro da Cruz que está localizada a maioria das emissoras de televisão.
Fonte: Guia Floripa

Fotos: Baby Espíndola