domingo, novembro 23, 2008

ENFEITES LUMINOSOS DE NATAL PODEM PROVOCAR ACIDENTES FATAIS E INCÊNDIOS

O alerta é do chefe da Agência Regional da Celesc Distribuição em Florianópolis, engenheiro eletricista Gilberto dos Passos Aguiar.



Gilberto Aguiar com os pisca-piscas perigosos: “Cuidado com os cordões de luz”
Foto: Baby Espíndola


Gilberto Aguiar chama a atenção da população sobre os riscos de acidentes durante o manuseio e a utilização indiscriminada e sem precauções dos pisca-piscas em pinheirinhos e mangueiras luminosas energizadas.

Esses equipamentos, muito utilizados durante as festas de Natal e Ano Novo, que emprestam uma beleza toda especial às casas, lojas, prédios, pátios e jardins, são extremamente perigosos, porque conduzem energia elétrica da rede de distribuição de 220 Volts.

Os riscos aumentam – segundo explica o engenheiro eletricista –, porque muitos desses equipamentos, que em sua maioria são importados de maneira clandestina, não oferecem os requisitos necessários de segurança. No caso dos pisca-piscas, que custam em média quatro reais, os fios são extremamente finos e a proteção de borracha não tem os padrões recomendados.

Assim, basta um atrito continuo, por algum tempo, para descascar a proteção e expor o fio energizado, o que é um risco de choque, que pode ser fatal. Além disso, esses equipamentos sem qualidade podem provocar incêndios.

As lâmpadas, também, muito frágeis, quebram facilmente, podendo provocar acidentes. E, o mais grave: se uma criança morder uma lâmpada, além de sofrer lesões na boca, certamente receberá um choque violento.

Gilberto Aguiar faz outro alerta: “Não coloque adereços, enfeites de papel ou de plástico, fitas, sobre as lâmpadas e fiação, porque pode provocar um super-aquecimento, com possibilidade de incêndio”.

Se as medidas cautelares não forem adotadas, os riscos de acidentes aumentarão, consideravelmente, nas épocas de festas, devido ao intenso consumo de pisca-piscas e mangueiras luminosas.

Segundo Passos Aguiar, “devemos fazer de tudo para proporcionar um belo espetáculo de luzes e brilho, que toma conta das cidades, enchendo os olhos e alegrando ainda mais essa época festiva. Mas é preciso tomar alguns cuidados para evitar que a iluminação natalina e os enfeites luminosos sejam causa de acidentes com choques elétricos e curtos-circuitos”.

Ele recomenda que “o primeiro passo é escolher com cuidado os cordões de luz, mangueiras e pisca-piscas, que devem ser de boa procedência, certificados pelos institutos controladores de qualidade”.

O que não vem acontecendo. Por economia, as pessoas acabam adquirindo produtos mais baratos. E perigosos.

Nenhum comentário: