sábado, novembro 06, 2010

POPULAÇÃO DA GUARDA DO RIO CUBATÃO ABRE GUERRA CONTRA GIGOLÔS DA AREIA

Moradores do bairro Guarda do Cubatão, cidade de Palhoça, na Grande Florianópolis, estão em pé de guerra com empresas extratoras de areia do Rio Cubatão. Na última sessão, representantes da comunidade, que já sofrem com as criminosas detonações de rocha, no Morro Cambirela, procuraram os vereadores, para implorar por socorro.





Manifestantes do SOS Rio Cubatão pedem socorro, na Câmara Municipal de Palhoça

Fotos: Baby Espíndola


Adriana Pontes, representante do movimento SOS Rio Cubatão, usou a tribuna, para explicar, detalhadamente, o que está acontecendo. “As autoridades precisam ajudar a comunidade”, disse.




Adriana Pontes: “A comunidade precisa urgentemente de ajuda”

Os munícipes estão revoltados, com a proliferação de canteiros de extração de areia, na região. Reclamam porque as empresas retiram a areia, emporcalham o ambiente, engordam as contas bancárias, mas não oferecem nenhuma compensação à comunidade.

O mais grave, explicou Adriana, são os constantes ataques ao Rio Cubatão, o mais importante da região. Ela disse que a comunidade se mobiliza, expulsa uma balsa e logo outra ocupa o mesmo lugar ou outro ponto, sugando a areia do rio, inclusive em locais que deveriam ser preservados integralmente.

No Legislativo, os vizinhos dos gigolôs da areia conquistaram o apoio dos vereadores, cujo líder da resistência contra as empresas é Leonel Pereira (PDT)

Em desespero, os moradores da Guarda do Cubatão programaram uma manifestação, para o sábado, 6, com o objetivo de convencer as autoridades a impedir as mineradoras de operar na região.

A pergunta que está sem resposta é: quem está emitindo autorização para a extração de areia, sem nenhum critério, no bairro Guarda do Cubatão? Máquinas e dragas surgem, do nada, sugam areia nas margens do rio, esburacam áreas imensas de terra, como se tudo isso fosse muito natural. As empresas fazem a buracaria e desaparecem. Impunemente. Porque as autoridades nada fazem.



<<  ## >>


A boa música, você ouve na Rádio Cambirela.


Poemas românticos, você encontra no blog Baby Espíndola Poeta.












Nenhum comentário: